KULA é um sistema de trocas recíprocas que surgiu num conjunto de ilhas do Pacífico Sul - que formam o "Círculo do KULA."

Leia mais »

Av: Ahmed Sekou Toure, nº 1425 Rc/Esq
Bairro Central
Tel/fax: (+258) 21 316601
Cell: (+258) 82 33047337
Maputo - Moçambique

Contacte-nos »




Porquê KULA

MwaliKULA é um sistema de trocas recíprocas que se desenvolveu num conjunto de mais de 12 ilhas do Pacífico Sul – que formam o "Círculo do KULA". Dois artigos ornamentais, e altamente valiosos, eram aí trocados em sentidos contrários. Pulseiras feitas a partir de pequenas conchas (mwali) eram ofertadas sucessivamente no sentido anti-horário ao longo do círculo usando-se a mão direita; e colares feitos à base de ostras esponjosas (soulava) que circulavam no sentido horário através da mão esquerda. Tratava-se, portanto, de um sistema balanceado de reciprocidade e de coesão social, pois, apesar de os artigos serem confeccionados artesanalmente com o maior requinte e decoro, ninguém os retinha e todos estavam conscientes da necessidade de os passar aos outros. O ciclo do Kula foi pela primeira vez descrito pelo antropólogo Bronislaw Malinowski.

Inspirada nesta filosofia da reciprocidade e responsabilidade social, a KULA: Estudos e Pesquisas Aplicadas almeja contribuir, como um actor preponderante, no processo de emancipação cultural, social e económica do país e da região, através do desenvolvimento e instrumentalização do conhecimento científico, local e contextual aplicados em processos, programas e agendas de intervenção sócio-económica.